O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, teve artigo divulgado na edição especial da revista IAU Horizons, publicada pela Associação Internacional de Universidades (IAU, na sigla em inglês). A publicação teve como temática a relevância das universidades para a sociedade e foi lançada durante a 16ª Conferência Geral da Associação, que aconteceu em outubro último, em Dublin, na Irlanda.
Como representante da Unicamp, que é associada à IAU, Meirelles abordou no artigo as consequências do intenso processo de especialização pelo qual o ensino superior vem passando no Brasil e no mundo, sugerindo que, para lidar com a complexidade dos problemas enfrentados atualmente pela sociedade, é necessário que essas instituições recuperem seu caráter mais universal.
Segundo o reitor, uma das alternativas mais viáveis nesse sentido é o alinhamento das universidades com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS), uma vez que estes têm o potencial de catalisar esforços de cooperação entre especialistas de diversas disciplinas. Como exemplos, ele cita a transição para o uso de energias renováveis e a demanda por uma sociedade mais inclusiva.
“No caso específico do Brasil, a aderência da academia aos ODS criaria condições de conectar de maneira permanente tópicos como inovação e sustentabilidade às mais urgentes demandas da sociedade. Tal aproximação criaria um círculo virtuoso que beneficiaria toda a população, seja por falar diretamente com seus diversos estratos ou por meio da formulação de políticas públicas”, argumenta Meirelles em seu artigo.